Grupo Amazônico de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Educação (GAEPPE)
O Grupo Amazônico de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Educação (GAEPPE) está vinculado ao Departamento (DEPSI) e ao Mestrado em Psicologia (MAPSI) e é liderado pelas professoras Marli Lúcia Tonatto Zibetti e Maria Ivonete Barbosa Tamboril. Tem por função incentivar, sistematizar e apoiar as pesquisas desenvolvidas no departamento e no Mestrado, dando suporte aos projetos de pesquisa dos pesquisadores vinculados ao grupo.
Criado em julho de 2011, o grupo foi aprovado por meio do Parecer 1143 da Câmara de Pesquisa e Extensão (CPE) de 06 de fevereiro de 2012, homologado pelo Conselho Superior em sete de março de 2012.
O grupo se orienta pelos seguintes objetivos: 1)Formar pesquisadores e pesquisadoras comprometidos/as com a realidade amazônica; 2)Produzir conhecimentos sobre aprendizagem e escolarização na infância e na adolescência de maneira a contribuir para a ampliação das oportunidades educacionais na região; 3)Investigar as condições de vida e de trabalho das mulheres da região amazônica enfocando os processos educacionais e psicossociais com vistas a fornecer subsídios para a elaboração de políticas públicas que contribuam para a superação das desigualdades de gênero.
As investigações desenvolvidas pelo grupo se organizam em torno de três linhas de pesquisa:
Linha 1: Infância e Educação Infantil: desenvolve estudos e pesquisas sobre a infância e educação das crianças, abordando as concepções educacionais e as políticas públicas voltadas à manutenção e desenvolvimento da educação infantil, tanto dos aspectos atuais como históricos. Os estudos abrangem também análises sobre o acesso e qualidade do atendimento, o acompanhamento das práticas educativas, bem como acompanhamento e análise da mobilização da sociedade civil para a garantia de atendimento nessa etapa da educação básica.
Linha 2: Processos de escolarização de crianças e adolescentes: Partindo das contribuições dos campos teóricos da Psicologia e da Educação esta linha realiza estudos e pesquisas que se voltam para a compreensão das diferentes determinações dos processos educativos que se desenvolvem nas escolas públicas e nas instituições que atendem crianças e adolescentes. Considerando os contextos sociais e culturais em que se inserem os sujeitos atendidos, são investigadas as condições em que ocorrem os processos de ensino e de aprendizagem, suas contribuições ao desenvolvimento dos estudantes e os obstáculos que se interpõem entre os aprendizes e os conhecimentos.
Linha 3: A condição feminina na Amazônia: Esta linha tem como propósito acolher estudos que abordem a condição feminina na Amazônia dialogando com a Psicologia numa perspectiva histórica e crítica buscando a compreensão dos processos psicossociais com vistas a contribuir para a superação das assimetrias entre os gêneros. Também explorará aspectos relacionados a condição das mulheres com foco na saúde, educação, fator econômico, violência e direitos humanos.
O grupo está devidamente cadastrado junto ao Diretório de Pesquisas do CNPq e pode ser acessado por meio do link a seguir: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3878565741056715. Além disso, o Grupo possui página própria no endereço eletrônico www.unir.gaeppe.br.
Atualmente o grupo possui cinco projetos de pesquisa em andamento e conta com 07 pesquisadores cadastrados, além de 18 estudantes, sendo 09 de mestrado e 09 de graduação.
Líderes:
Maria Ivonete Barbosa Tamboril
Site institucional: http://www.gaeppe.unir.br/